Provas da Uniasselvi Sociologia Geral e da Educação

Pra dar aquela forcinha na hora de estudar 📖 ...uma ajudinha :D ✌️  👌  😜

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Sociologia Geral e da Educação 

QUESTÃO:
1. O estudo dos autores clássicos da Sociologia é fundamental para a compreensão do modo como se constituiu a base do pensamento sociológico. Além disso, muitos dos conceitos criados por autores como Karl Marx, Max Weber, Émile Durkheim e Herbert Spencer são, ainda hoje, utilizados em estudos sociológicos em diferentes áreas. Nesse sentido, você deve desenvolver uma redação, individualmente, com o seguinte tema: O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO CLÁSSICO: ALGUNS CONCEITOS CENTRAIS.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao dissertar sobre o tema: O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO CLÁSSICO: ALGUNS CONCEITOS CENTRAIS, espera-se que o acadêmico compreenda a importância do pensamento sociológico clássico para a Sociologia e cite alguns dos principais conceitos dos sociólogos clássicos e seu significado, tais como: materialismo histórico, modo de produção, infraestrutura e superestrutura, ideologia, alienação, fato social, dominação, ação social etc.
O estudo do pensamento sociológico clássico é fundamental para o entendimento da forma como se constituiu a base dos estudos sociológicos e os estudos que o precederam. Como também, é fundamental para ampliar a possibilidade do exercício da crítica, ou seja, da capacidade de problematizar criticamente a sociedade em que vivemos.
Podemos identificar no pensamento dos sociólogos clássicos alguns conceitos centrais. Em Karl Marx são centrais os conceitos de materialismo histórico, método dialético, modo de produção, infraestrutura, superestrutura etc. Herbert Spencer difundiu o darwinismo social, utilizando os seguintes conceitos: evolução, seleção natural, luta, sobrevivência etc. No pensamento de Émile Durkheim destacam-se os conceitos de fato social e tipo de solidariedade. Em Max Weber destacam-se os conceitos de burocracia, tipo ideal, dominação legítima, ação social etc.
QUESTÃO:
2. O pensamento marxista é guiado por alguns pressupostos teóricos, isto é, ideias centrais, que guiam o pensamento marxista. Entre eles citamos: materialismo histórico, método dialético, modo de produção, infraestrutura e superestrutura, capital, relação indivíduo e sociedade, comunismo, capitalismo, trabalho etc. Partindo dessa contextualização, escolha duas dessas ideias centrais do pensamneto marxista e descreva-as.
RESPOSTA ESPERADA:
- Relação indivíduo e sociedade: para Marx, cada época histórica é construída em torno de um tipo específico de produção econômica, organização de trabalho e controle de propriedade, criando sua própria dinâmica.
- Materialismo histórico: no pensamento filosófico, materialismo diz respeito à opinião segundo a qual a matéria em movimento é o elemento constitutivo fundamental do universo, diferentemente do idealismo dialético de Hegel. O materialismo de Marx implica o estudo da vida econômica e social do homem e da influência do estilo real da vida do homem em seus pensamentos e sentimentos.
- Trabalho: é o elemento básico da sociedade humana, elemento cujo desenvolvimento determina, em última instância, todo o desenvolvimento da sociedade.
- Método dialético: é o modo de compreender a realidade como contraditória e em permanente transformação. Deve-se buscar as leis internas do desenvolvimento histórico através da identificação das contradições.
- Modo de produção: maneira como a sociedade organiza a produção de bens necessários à sua sobrevivência e das relações de produção. Os diferentes modos de produção são: o modo de produção antigo, estruturado em torno da agricultura e da escravidão; o modo de produção feudal, estruturado em torno da agricultura e da servidão; e o modo de produção burguês, estruturado em torno da indústria e do trabalho assalariado.
- Infraestrutura e superestrutura: reunião das forças produtivas mais as relações de produção constituem a estrutura econômica da sociedade, o verdadeiro alicerce sobre o qual se ergue uma superestrutura jurídica e política, a qual correspondem formas definidas de consciência social.
- Comunismo: sociedade onde o interesse pelos ganhos materiais deixa de ser dominante.
- Capitalismo: modo de produção no qual o interesse pelo dinheiro e pelos ganhos materiais é o principal motivo do homem para viver.
QUESTÃO:
3. Na contemporaneidade, os estudos de Max Weber (1864-1920) continuam sendo utilizados para compreender nosso cotidiano. Sendo assim, descreva quem foi Max Weber e cite alguns dos seus conceitos.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao descrever quem foi Max Weber e seus principais conceitos, espera-se que o acadêmico observe alguns dos seguintes aspectos:
- Weber nasceu na cidade de Eufurt, na Turíngia.
- Na mesma linha de pensamento de Karl Marx, Weber duvidava de quaisquer alegações de que a Sociologia poderia ser como as ciências naturais e formular "leis" universais e eternas.
- Para Weber, a análise sociológica deveria ser isenta de juízos de valor, ou objetiva e neutra em questões morais.
- Segundo Weber, o objetivo da Sociologia é identificar e entender como e por que nascem as regras na sociedade e como elas funcionam.
- Na sociologia weberiana, a análise é centrada nos atores sociais e suas ações.
- Weber preocupou-se com o surgimento e funcionamento do capitalismo, a dominação da vida social pelas burocracias, o poder crescente do Estado, o significado das leis nas relações sociais, os processos de urbanização de populações nas cidades, as consequências dos sistemas de crença e valores, ou seja, da cultura.
- São conceitos centrais do pensamento de Weber: ação social, tipo ideal, burocracia, dominação legítima, dominação tradicional, dominação carismática etc.
QUESTÃO:
4. Descreva quem foi Karl Marx, citando alguns dos seus conceitos. Lembre-se de que as ideias de Karl Marx foram e continuam sendo utilizadas em diferentes campos.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao descrever quem foi Karl Marx e seu pensamento, espera-se que o acadêmico observe alguns dos seguintes aspectos:
- Marx foi economista, filósofo, historiador, sociólogo e socialista alemão.
- Seu trabalho teve grande influência na formação dos regimes comunistas no início do século XX.
- Marx possuía amplo domínio sobre tudo o que a Ciência Econômica tinha realizado antes dele.
- Marx influenciou o cenário político-econômico do século XX. Criou a ideologia socialista para contrapor ao capitalismo.
- Para Marx, o funcionamento da sociedade deve ser entendido por sua base econômica.
- Existem algumas ideias centrais, que guiam o pensamento marxista, entre elas: materialismo histórico, método dialético, modo de produção, infraestrutura e superestrutura, capital, relação indivíduo e sociedade, comunismo, capitalismo, trabalho etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores