Grupo Escolar Hercílio Luz

Texto de Amadio Vettoretti
Este educandário tem 91 anos de história, que precisa ser recomposta, sua documentação está demasiadamente fragmentada. No dia 12 de fevereiro de 1919, assentou-se a pedra fundamental com a inscrição na face superior “Xll Fevereiro 1919 - Hercílio Luz”, contendo no seu interior a urna com a ata assinada pelas autoridades. Situa-se à esquerda de sua entrada principal.

Dados
Construtor: Theodoro Grandel.
A herma em bronze no pátio interior: A. Mattos, discípulo do prof. Correa Lima.
Fotógrafos: Fritz Sorge e João Sbruzzi, o último sacou excelentes fotografias panorâmicas de Tubarão.
Primeiro diretor: Marcírio Dias Santiago.
Representantes do governo: Olavo Freire, diretor de Obras Públicas e Osmar Rosas, jornalista.

A cerimônia
A Corporação Musical Minerva acompanhou as autoridades que foram ao Hotel do Comércio (rua Marechal Deodoro) e de lá conduziram os representantes do governo e comitiva até ao local das solenidades. Chegando ao local, lacraram a urna conforme as formalidades da época, o padre benzeu com água benta e rezou em latim, para prosseguir com os inflamados discursos das autoridades delegadas. João de Oliveira, advogado, jornalista, poeta e vibrante orador com gestos teatrais, o qual, em nome do prefeito ali presente, pronunciou um retumbante discurso de dar inveja aos clássicos gregos e tribunos romanos.
Encerrado o cerimonial, Dona Bernardina Teixeira, moradora na vizinhança, ofereceu um abundante copo de cerveja aos presentes.

Uma nota do jornal A Paz, em 19 dezembro de 1926, anuncia a entrega de diplomas da Escola Complementar (o primeiro “curso superior de Tubarão”) pelo diretor Albano Espíndola, a Edith Hulse, Ernestina Doerninger, Maria Izabel de Souza, Leonilda Balsini e Walkyria Búrigo (oradora).
“Findo o ato, foi servido doces e finos licores em profusão”.
É o início de uma história.
Estudaram ali homens e mulheres ilustres de Tubarão. Também foi o berço da Escola Técnica do Comércio, a qual criou o Imes, depois Fessc, findando na Unisul. O prédio ainda não foi tombado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores